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quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Os caracteres numéricos de 0 a 9 são representados pelos códigos ASCII e EBCDIC, respectivamente, pelos hexadecimais

Os caracteres numéricos de 0 a 9 são representados pelos códigos ASCII e EBCDIC, respectivamente, pelos hexadecimais 
  •  a) 40 a 49 e C0 a C9.
  •  b) 50 a 59 e D0 a D9.
  •  c) 70 a 79 e E0 a E9.
  •  d) 30 a 39 e F0 a F9.
  •  e) 60 a 69 e 80 a 89.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

deadlock

Considere as condições:
I. Exclusão mútua.
II. Posse e espera.
III. Não preempção.
IV. Espera circular.
Ocorrerá deadlock se estiverem presentes
  •  a) I e II, apenas.
  •  b) I e III, apenas.
  •  c) II e III, apenas.
  •  d) II e IV, apenas.
  •  e) I, II, III e IV.
deadlock ocorre naturalmente em alguns sistemas. No entanto, é necessário ressaltar que tais sistemas precisam obedecer a algumas condições para que uma situação de deadlock se manifeste.

Essas condições estão listadas abaixo, onde as três primeiras caracterizam um modelo de sistema, e a última é o deadlock propriamente dito: processos que estejam de posse de recursos obtidos anteriormente podem solicitar novos recursos. Caso estes recursos já estejam alocados a outros processos, o processo solicitante deve aguardar pela liberação do mesmo;

  • Condição de não-preempção: recursos já alocados a processos não podem ser tomados a força. Eles precisam ser liberados explicitamente pelo processo que detém a sua posse;

  • Condição de exclusão mútua: cada recurso ou está alocado a exatamente um processo ou está disponível;

  • Condição de posse-e-espera: cada processo pode solicitar um recurso, ter esse recurso alocado para si e ficar bloqueado esperando por um outro recurso;

  • Condição de espera circular: deve existir uma cadeia circular de dois ou mais processos, cada um dos quais esperando por um recurso que está com o próximo membro da cadeia.

No contexto do algoritmo de substituição de página não usada recentemente (NUR), considere:

No contexto do algoritmo de substituição de página não usada recentemente (NUR), considere: 
I. A maioria dos computadores com memória virtual tem dois bits de status: o bit referenciada (R) e o bit modificada (M).

II. Os bits de status devem ser atualizados em todas as referências à memória, sendo essencial que tal atualização ocorra via hardware.

III. Uma vez que o bit de status é colocado em 1, via hardware, este permanece com tal valor até o sistema operacional colocá-lo em 0, viasoftware.
Está correto o que se afirma em
  •  a) I, II e III.
  •  b) I e II, apenas.
  •  c) I e III, apenas.
  •  d) II e III, apenas.
  •  e) II, apenas.
Sempre que uma página (endereço virtual) não estiver em uma moldura de página, uma interrupção ocorre e ela deve ser carregada para uma moldura antes de ser executada. No entanto, alguma página que está atualmente em uma moldura deve ser retirada (gravada em disco). Os algoritmos de substituição de páginas se preocupam em escolher a melhor página a ser retirada da moldura. Existem várias alternativas: 


  • algoritmo de substituição de página ótimo: deve ser retirada a página que só será referenciada o mais tarde possível. Apesar de, teoricamente, ser um algoritmo interessante, é extremamente difícil prever quando uma página será referenciada;


  • algoritmo de substituição de página não recentemente utilizada (NUR): o S.O. e o hardware mantêm uma coleção de estatísticas sobre as páginas referenciadas e/ou modificadas (através dos bits de referência e modificação das entradas da tabela de páginas) e dão preferência para a troca de páginas não referenciadas e/ou não modificadas;


  • algoritmo de substituição de página “primeira a entrar, primeira a sair (FIFO – first-in first-out): a página mais antiga é removida.No entanto, pode estar sendo removida uma página bastante utilizada;


  • algoritmo de substituição de página de segunda chance: uma modificação do algoritmo FIFO, que busca não substituir uma página antiga e, no entanto, bastante utilizada. A solução é inspecionar o bit R (referenciada) da página mais antiga; se o bit for 1 (foi referenciada) o bit será limpo e a pesquisa continua. Se todas as páginas tiverem sido referenciadas, o algoritmo FIFO acaba sendo executado e a página mais antiga (que agora estará com o bit R limpo) será substituída;'


  • algoritmo de substituição de página menos recentemente utilizada (LRU – least recently used): a idéia é que as páginas que foram intensamente utilizadas nas últimas instruções provavelmente serão utilizadas de forma intensa no futuro próximo. Desta forma, deve ser removida a página que não foi utilizada por mais tempo.
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  • Algoritmo de Substituição de Página Não-Recentemente Utilizada

O NRU (do inglês, Not Recently Used Page) usa dois bits de status, R e M, que são assiciados a cada página. R é setada sempre que uma página é referenciada e M é setado quando a página é modificada. Quando o sistema precisa remover uma página, ele percorre todas as páginas presentes e as classifica em quatro classes:

  • classe 0: não-referenciada, não-modificada;
  • classe 1: não-referenciada, modificada;
  • classe 2: referenciada, não-modificada;

  • classe 3: referenciada, modificada;

Dessa forma, o algoritmo remove uma página em execução da classe mais baixa.
O NRU é bom pois é de fácil entendimento e implementação, porém seu desempenho não é ótimo (apesar de ser suficiente na maioria dos casos).

Nos sistemas de numeração, da conversão do número 120 na base octal para a base hexadecimal, resulta:

Nos sistemas de numeração, da conversão do número 120 na base octal para a base hexadecimal, resulta:
  •  a) 80
  •  b) 2E
  •  c) 3E8
  •  d) 50
  •  e) 1010000
1° Transformando Octal -> Decimal -> Hexadecimal 



120 = (1x8^2) + (2x8^1) + (2x8^0)  =  64 + 16 -> 80 -> 80/16 = 50



2° pegando os grupos de 3 bits que reprentam o alfabeto Octal, depois os grupos 4 bits que representam o alfabeto hexadecimal.



120 = 001010000 = 001010000  -> 50



Octal - Binário

0 = 000
1 = 001
2 = 010
3 = 011
4 = 100
5 = 101
6  = 110
7 = 111


Hexadecima - Binário

0 = 0000
1 = 0001
2 = 0010
3 = 0011
4 = 0100
5 = 0101
6 = 0110
7 = 0111
8 = 1000
9 = 1001
A = 1010
B = 1011
C = 1100
D = 1101
E = 1110
F = 1111

O desempenho de uma CPU é determinado por dois parâmetros fundamentais. São eles: os números de pinos de:

O desempenho de uma CPU é determinado por dois parâmetros fundamentais. São eles: os números de pinos de:
  •  a) sinalização de co-processador e estado.
  •  b) interrupção e controle.
  •  c) endereço e dados.
  •  d) dados e estado.
  •  e) conexão mestre e conexão escravo.

Em relação à arquitetura e organização de sistemas de computadores

Em relação à arquitetura e organização de sistemas de computadores, o termo que é usado para descrever processadores que executam múltiplas instruções (frequentemente quatro ou seis), em um único ciclo de relógio, é conhecido como:
  •  a) arquitetura superescalar.
  •  b) encadeamento em.série.
  •  c) latência.
  •  d) roubo de ciclo.
  •  e) somador de transporte encadeado.

À luz de Andreaw Tanenbaum, o item correto é a letra "a". Diz ele em sua obra:
A definição de superescalar é usada para descrever processadores que executam múltiplas instruções - frequentemente quatro ou seis - em um único ciclo de relógio.

Em um barramento síncrono com 32 bits, considere:

Em um barramento síncrono com 32 bits, considere:

- largura do barramento: 4 bytes
- envio do endereço para a memória: 6 ns; 
- leitura da memória: 20 ns; 
- total envio do dado para o dispositivo: 6 ns. 

Em função dos dados acima, o tempo total para a leitura de uma palavra será de 
  •  a) 8 ns
  •  b) 16 ns
  •  c) 32 ns
  •  d) 64 ns
  •  e) 128 ns

Para se ler um bloco são necessários os seguintes passos:

1.Envio do endereço para a memória principal (6ns);

2.Leitura de uma palavra da memória (20ns);

3.Envio do dado para o dispositivo (6ns).

Assim, o tempo total para a leitura de uma palavra na memória nesse barramento é 32ns.

Isto resulta numa taxa de transferência de 4 bytes(1 palavra) por 300ns. 4 bytes/300 ns = 4Mb/ 0,032 s = 125 Mb / segundo