Pesquisar este blog

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Instalação do Debian GNU/Linux

Considere:
I – Permite selecionar metapacotes (pacotes que contêm apenas dependências), que servem para instalar diversos outros pacotes.
II – Utilizada para instalação de pacotes individuais
As ferramentas descritas em I e II são utilizadas durante a instalação do Debian GNU/Linux (versão 3.0r0 woody) e são, respectivamente,
A) debconf e modprobe
B) modconf e dselect
C) grub e modconf
D) base-config e tasksel
E) tasksel e dselect
Comentários.
A) debconf e modprobe – Debconf é um utilitário para configurar várias funcionalidades do SO para baseado em perguntas e respostas. Modprobe lê o arquivo de dependências de módulos gerados pelo depmod e instala novos módulos no SO, resolvendo suas dependências.
B) modconf e dselect – em detrimento de editar arquivos de configuração na mão ou usar o modprobe, modconf é um utilitário que permite ao usuário selecionar de forma amigável quais módulos do kernel serão carregados de forma automática na inicialização. Dselect é um frontend do dpkg, que por sua vez é um predecessor do gerenciador de pacotes apt, que pode ser usado para instalar pacotes (Descrição do Item II).
C) grub e modconf – grub é um boot loader e modconf já foi explicado.
D) base-config e tasksel – o primeiro é um utilitário que permite configurar o base-system do debian, ajustando timezone, contas de usuário e senhas, hostname, selecionando e instalando pacotes, configurando o apt, dentre outros, até devolver o shell. Tasksel, por sua vez, é usado para criar tarefas completas ou parciais de instalação, invocando outros pacotes que serão instalados (descrição do item I).
E) tasksel e dselect – Ambos já foram comentados, sendo este o gabarito.
Na prática eu não gostei muita da definição do dselect, mas apesar de “seca” ela não deixa de estar correta. Provinha complicada, do TRE-PE, hein?
Abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário