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domingo, 14 de outubro de 2012

CMMI - 1.2 - Conceitos


CMMI - 1.2

O CMMI (Capability Maturity Model Integration) é um modelo/framework de maturidade para melhoria de processo, destinado ao desenvolvimento de produtos e serviços, e composto pelas melhores práticas associadas a atividades de desenvolvimento e de manutenção que cobrem o ciclo de vida do produto desde a concepção até a entrega e manutenção.

OBJETIVO

Tem o objetivo fornecer diretrizes para melhorar processos e habilidades da organização em todo o ciclo de desenvolvimento do software.

DISCIPLINAS DO CMMI (4)

 - ENGENHARIA DE SOFTWARE (SW)
 - ENGENHARIA DE SISTEMAS (SE)
 - DESENVOLVIMENTO INTEGRADO DE PRODUTO E PROCESSO (IPPD)
 - GESTÃO DE FORNECEDORES (SS)

FORMAS DE REPRESENTAÇÃO

  • CONTINUA (Identifica o grau de maturidade de apenas um processo.)
  • ESTÁGIOS (A representação por estágios avalia um grupo de processos e determina o grau de maturidade da empresa.)


NÍVEIS

  •  CAPACIDADE (6 - Continuo)
    • 0 Incompleto
    • 1 Executado
    • 2 Gerenciado
    • 3 Definido
    • 4 Gerenciado Quantitativamente
    • 5 Otimizado


PRINCIPAIS BENEFÍCIOS


  • Escolha da ordem de melhoria que melhor se encaixa aos objetivos de negócio da organização e mitigue suas áreas de risco (flexibilidade);
  • Comparações intra e inter-organizações em uma determinada área de processo, com base em área de processo ou por comparação de resultados por equivalência (maior detalhamento);
  • Fácil migração da EIA 731 para o CMMI (compatibilidade);
  • Fácil comparação de melhoria de processo com a ISO 15504, uma vez que a organização das áreas de processo é similar.


NIVEL 0: Incompleto

  •  Não alcança uma ou mais metas específicas;
  •  Não é executado ou é parcialmente executado, não alcançando tudo o que deveria;

NIVEL 1: Executado

  • Satisfaz todas as metas específicas;
  • Permite que o trabalho necessário seja realizado para transformar entradas bem definidas em saídas adequadas;

NIVEL 2: Gerenciado

  • Planejado e executado de acordo com uma política (conjunto de diretrizes macros que define quais princípios gerais serão seguidos no projeto);
  • Emprega pessoas e outros recursos adequados;
  • Produz resultados controlados com o envolvimento de todas as partes interessadas;
  • É monitorado, controlado e revisado;

NIVEL 3: Definido

  • Padronizado;
  • Adaptação do processo padrão da organização, de acordo com as regras de customização, melhorado continuamente;
  • Fornece informações para a melhoria dos ativos de processo da organização;

NIVEL 4: Gerenciado Quantitativamente

  • Quantifica os processos padronizados;
  • Controlado usando técnicas estatísticas e outros métodos quantitativos (indicadores);
  • Objetivos quantitativos de qualidade e desempenho são estabelecidos e usados como critério para o gerenciamento do processo;

NIVEL 5: Otimizado

  • Modificado e adaptado para corresponder aos objetivos de negócio atuais e futuros;
  • Foco na melhoria contínua do desempenho por meio de melhorias incrementais e inovações;




  • MATURIDADE (5 - Por Estágios)
    • 1 Inicial
    • 2 Gerenciado
    • 3 Definido
    • 4 Gerenciado Quantitativamente
    • 5 Em Otimização



  • O nível de maturidade de uma organização fornece uma forma de se prever o seu desempenho futuro;
  • Os níveis de maturidade são medidos pelo alcance de metas específicas e genéricas que se aplicam a cada conjunto pré-definido de áreas de processo (APs);
  • Os níveis de maturidade fornecem uma ordem recomendada para a melhoria de processos;
  • A experiência mostra que as organizações obtêm melhores resultados quando focam seus esforços de melhoria em um número gerenciável de áreas de processos (APs);
  • Um nível de maturidade é evolutivo, definido de melhoria de processo (um degrau de cada vez), pois cada nível estabiliza uma parte importante dos processos da organização.


NÍVEL 1 - Inicial

  • Quando os processos são caóticos e a organização não fornece um ambiente estável para apoiar os processos, nada garante que o sucesso de um produto gerado possa ser repetido novamente;
  • Processos improvisados (ad-hoc) e caóticos;
  • Sucesso depende da competência e do empenho excessivo de pessoas da organização;
  • Projetos geralmente ultrapassam o orçamento e o cronograma previstos;
  • Organização tende a abandonar seus processos nos períodos de crise e não é capaz de repetir sucessos anteriores (insegurança);
  • Não há nenhuma área de processo;
  • Qualquer organização que não atenda a todos os requisitos de nível 2 já está, automaticamente, no nível 1;


NÍVEL 2 - Gerenciado

  • Quando o processo é executado de forma controlada e de acordo com a política da organização. Nesse nível o processo é mantido mesmo em períodos de stress, além de ser planejado e gerenciado de acordo com o plano;
  • Metas específicas e genéricas de nível 2;
  • Os projetos da organização garantem que os requisitos são gerenciados e os processos são planejados, realizados, medidos e controlados;
  • A disciplina de processo tende a garantir que as práticas existentes sejam mantidas durante os períodos de crise;
  • São 7 Áreas de Processo, com o foco no gerenciamento de requisitos e projetos.


NÍVEL 3 - Definido

  • Quando a descrição dos processos passam a serem utilizados em todos os projetos e em toda a organização. Eles são evoluídos e adaptados de acordo com o conjunto de processos-padrão da organização e tem características bem definidas;
  • Metas específicas e genéricas associadas aos níveis 2 (7 APs) e 3 (14 APs);
  • A partir desse nível, os processos são considerados pró-ativos;
  • Processos bem caracterizados e compreendidos, sendo descritos por padrões estabelecidos e melhorados ao longo do tempo;
  • Os projetos estabelecem seus processos definidos, adaptando-os ao padrão da organização;
  • São 11 Áreas de Processo + 2 IPPD + 1 SS
  • Foco no desenvolvimento organizacional;
  • Mudança no escopo de padrões e procedimentos, evoluindo de projetos individuais para processo organizacional.


NÍVEL 4 - Gerenciado Quantitativamente

  • Quando a organização estabelece objetivos quantitativos;
  • Enquanto no nível 3 apenas era possível prever um resultado qualitativo, no nível 4 é possível prever um resultado qualitativo e quantitativo;
  • Metas específicas associadas aos níveis 2 (7 APs), 3 (14 APs) e 4 (2 APs) + Metas genéricas associadas aos níveis 2 e 3;
  • Os subprocessos mais relevantes são controlados através de técnicas estatísticas e outras técnicas quantitativas;
  • Qualidade e desempenho são compreendidos em termos estatísticos;
  • Objetivos quantitativos para qualidade e desempenho de processo são estabelecidos e usados como critérios na gestão de processos;
  • São 2 Áreas de Processo: evolução na previsão do desempenho dos processos: qualitativo para quantitativo.


NÍVEL 5 - Otimizado

  • Quando a organização foca na melhoria continua dos processos. As melhorias são avaliadas e medidas em relação ao objetivos quantitativos;
  • Metas específicas associadas aos níveis 2 (7 APs), 3 (14 APs), 4 (2 APs) e 5 (2 APs) + metas genéricas associadas aos níveis 2 e 3
  • É contínua a melhoria dos processos com base na compreensão quantitativa de suas causas comuns de variação;
  • Objetivos quantitativos de melhoria são estabelecidos para refletir as mudanças nos objetivos de negócio e utilizados como critérios na gestão de processos;
  • As melhorias são selecionadas com base em um entendimento quantitativo de suas contribuições esperadas, comparadas ao seu custo e seu impacto na organização;
  • São 2 áreas de processo: evolução na utilização de informações quantitativas da obtenção de previsibilidade para a melhoria sistemática de processos.


ÁREAS DE PROCESSOS (PA)

  •  São práticas relacionadas a uma área, que satisfazem um conjunto de metas/objetivos.


ÁREAS DE PROCESSOS x DISCIPLINAS

SE e SW tem 22 áreas de processos, muda apenas o foco de acordo com a aplicação em software/sistemas.


  1. Causal Analysis and Resolution (CAR) – Análise e Resolução de Causas
  2. Configuration Management (CM) – Gerência de Configuração
  3. Decision Analysis and Resolution (DAR) – Análise e Tomada de Decisões
  4. Integrated Project Management (IPM) – Gestão Integrada de Projeto
  5. Measurement and Analysis (MA) – Medição e Análise
  6. Organizational Process Definition (OPD) – Definição dos Processos Organizacionais
  7. Organizational Process Focus (OPF) – Foco nos Processos da Organização
  8. Organizational Performance Management (OPM) – Gerenciamento do Desempenho Organizacional
  9. Organizational Process Performance (OPP) – Desempenho dos Processos da Organização
  10. Organizational Training (OT) – Treinamento Organizacional
  11. Product Integration (PI) – Integração de Produto
  12. Project Monitoring and Control (PMC) – Controle e Monitoramento de Projeto
  13. Project Planning (PP) – Planejamento de Projeto
  14. Process and Product Quality Assurance (PPQA) – Garantia da Qualidade de Produtos e Processos
  15. Quantitative Project Management (QPM) – Gestão Quantitativa de Projeto
  16. Requirements Development (RD) - Desenvolvimento de Requisitos
  17. Requirements Management (REQM) – Gestão de Requisitos
  18. Risk Management (RSKM) – Gestão de Riscos
  19. Supplier Agreement Management (SAM) – Gerenciamento de Contrato com Fornecedores
  20. Technical Solution (TS) – Solução Técnica
  21. Validation (VAL) - Validação
  22. Verification (VER) – Verificação


CATEGORIAS DAS AREAS DE PROCESSO

  • Gerenciamento de Processos
  • Gerenciamento de Projetos
  • Engenharia
  • Suporte


ÁREAS DE PROCESSO X CATEGORIAS X NÍVEL DE MATURIDADE

Gerenciamento de Configuração - Suporte - 2
Análise e Medição - Suporte - 2
Garantia de Qualidade de Processo e Produto - Suporte - 2
Monitoramento e Controle do Projeto - Projeto - 2
Planejamento de Projeto - Projeto - 2
Gerenciamento de Contrato com o Fornecedor - Projeto - 2
Gerenciamento de Requisitos - Engenharia - 2

Análise de Decisão e Resolução - Suporte - 3
Gerenciamento Integrado de Projeto - Projeto - 3
Gerenciamento de Riscos - Projeto - 3
Definição dos Processos Organizacionais - Processo - 3
Foco no Processo Organizacional - Processo - 3
Treinamento Organizacional - Processo   - 3
Integração de Produto - Engenharia - 3
Desenvolvimento de Requisitos            - Engenharia - 3
Solução Técnica - Engenharia - 3
Validação - Engenharia - 3
Verificação - Engenharia - 3

Desenho do Processo Organizacional       - Processo - 4
Gerenciamento Quantitativo do Projeto - Projeto - 4

Análise de Causa e Resolução - Suporte - 5
Gerenciamento do Desempenho Organizacional - Processo - 5


PRINCIPAIS COMPONENTES DO MODELO

REQUERIDOS

  • Basicamente são as METAS Específicas e Genéricas que definem o que deve ser implementado nos processos da organização para alcançar um certo nível de maturidade.
  • O alcance das metas é usado como base para determinar a Capacidade de Áreas de Processo (Modelo CONTÍNUO) e a Maturidade Organizacional (Modelo POR ESTÁGIOS),
  • Sendo a meta um elemento obrigatório.


ESPERADOS

  • São sugestões do que podem ser implementadas para satisfazer um componente requerido.
  • Práticas Específicas e Práticas Genéricas;
  • Espera-se que as práticas estejam presentes para que as metas possam ser alcançadas;
  • Orientam a implementação de melhorias de processos e a realização de avaliações;


INFORMATIVOS

  • São informações para auxiliar na implementação dos Componentes Esperados e Componentes Específicos;
  • Determina basicamente o escopo que será analisado para a realização das avaliações;
  • Fornecem detalhes que ajudam a compreender as metas e práticas e como elas podem ser realizadas.


ÁREAS DE PROCESSO X COMPONENTES DO MODELO

  • Objetivos (Informativo);
  • Notas (Informativo);
  • AP Relacionada (Informativo).
  • Metas:
    • Especificas (Requerido);
      • Praticas especificas (Esperado);
    • Genéricas (Requerido);
      • Praticas genéricas (Esperado).


Engenharia


  • Processo (1) do Nível 2:
    • Gerenciamento de requisitos:
      • Objetivo: Gerenciar os requisitos de produtos e componentes de produtos e identificar inconsistências entre esses requisitos e os planos e produtos do projeto
      • Meta 1 -> Gerenciar requisitos


  • Processos (5) do Nível 3:
    • Desenvolvimento de requisitos
      • Objetivo: Produzir e analisar requisitos de cliente, produto e componentes de produto
      • Meta 1 -> Desenvolver requisitos de cliente
      • Meta 2 -> Desenvolver requisitos de produto
      • Meta 3 -> Analisar e validar requisitos
    • Solução Técnica
      • Objetivo: Desenhar, desenvolver e implementar soluções (produtos, componentes e processos) para atender os requisitos
      • Meta 1 -> Selecionar soluções de componentes do produto
      • Meta 2 -> Desenvolver o desenho
    • Integração do produto
      • Objetivo: Montar o produto a partir dos seus componentes, garantir que o produto integrado funcione adequadamente e entregar o produto
      • Meta 1 -> Preparar a integração do produto
      • Meta 2 -> Assegurar compatibilidade de interfaces
      • Meta 3 -> Montar os componentes do produto e entregar o produto
    • Verificação
      • Objetivo: Assegurar que os produtos atendam aos requisitos especificados
      • Meta 1 -> Preparar a verificação
      • Meta 2 -> Realizar revisão por pares
      • Meta 3 -> Verificar produtos selecionados
    • Validação
      • Objetivo: Demonstrar que o produto ou componente atende ao seu uso esperado quando colocado no ambiente desejado
      • Meta 1 -> Preparar a validação
      • Meta 2 -> Validar produtos ou componentes



Gerenciamento de Projetos


  • Processos (3) do Nível 2:
    • Planejamento de projeto
      • Objetivo: Estabelecer e manter planos que definam as atividades do projeto
      • Meta 1 -> Estabelecer estimativas
      • Meta 2 -> Desenvolver o plano do projeto
      • Meta 3 -> Obter compromisso com o plano
    • Monitoramento e controle do projeto
      • Objetivo: Compreender o progresso do projeto para que ações corretivas apropriadas possam ser tomadas quando o desempenho se desviar significativamente do plano
      • Meta 1 -> Monitorar o projeto de acordo com o plano
      • Meta 2 -> Gerenciar as ações corretivas até sua conclusão
    • Gerenciamento de contratos
      • Objetivo: Gerenciar a aquisição de produtos de fornecedores com os quais exista um contrato formal
      • Meta 1 -> Estabelecer contratos com fornecedores
      • Meta 2 -> Satisfazer contratos com fornecedores
      • OBS.: No CMMI 1.2 essa área incorpora o gerenciamento integrado de fornecedores
  • Processos (2) do Nível 3:
    • Gerenciamento integrado de projeto
      • Objetivo: Estabelecer e gerenciar o projeto e o envolvimento das partes interessadas de acordo com um processo definido a partir do processo padrão da organização
      • Meta 1 -> Usar o processo definido para o projeto
      • Meta 2 -> Colaborar com as partes interessadas
      • Obs.: No CMMI 1.2 essa área incorpora a integração de equipes
    • Gerenciamento de riscos
      • Objetivo: Identificar problemas potenciais antes que ocorram para que as atividades de tratamento de riscos possam ser planejadas e executadas para mitigar impactos negativos sobre os objetivos;
      • Meta 1 -> Preparar o gerenciamento de riscos
      • Meta 2 -> Identificar e analisar riscos
      • Meta 3 -> Mitigar riscos

    • Gerenciamento integrado de fornecedores
      • Objetivo: Identificar fontes de produtos que possam ser usados para atender aos requisitos do projeto e gerenciar fornecedores selecionados em uma relação cooperativa
      • Meta 1 -> Analisar e selecionar fontes de produtos
      • Meta 2 -> Coordenar trabalho com fornecedores
      • Obs.: No CMMI 1.2 essa área incorpora o Gerenciamento de Contratos
    • Integração de equipes
      • Objetivo: Formar e sustentar equipes integradas para o desenvolvimento de produtos
      • Meta 1 -> Estabelecer a composição da equipe
      • Meta 2 -> Governar a operação da equipe
      • Obs.: No CMMI 1.2 essa área incorpora a Gerenciamento Integrado de Projeto
  • Processos (1) do Nível 4:
    • Gerenciamento quantitativo de projeto
      • Objetivo: Gerenciar quantitativamente o processo definido para o projeto visando alcançar metas estabelecidas de qualidade e desempenho
      • Meta 1 -> Gerenciar quantitativamente o projeto
      • Gerenciar estatisticamente o desempenho de subprocessos


Gerenciamento de Processos


  • Processos (3) do Nível 3:
    • Foco no processo organizacional
      • Objetivo: Implementar a melhoria de processos na organização com base na compreensão de pontos fortes e pontos fracos do processo padrão da organização
      • Meta 1 -> Determinar oportunidades de melhoria de processo
      • Meta 2 -> Planejar e implementar atividades de melhoria de processos
    • Definição do processo organizacional
      • Objetivo: Estabelecer e manter um conjunto útil de ativos de processos organizacionais
      • “Ativos de Processos” -> artefatos relacionados à descrição, implementação e melhoria de processos (políticas, indicadores, descrições, ferramentas, etc.)
      • Meta 1 -> Estabelecer ativos de processos organizacionais
      • No CMMI 1.2 essa área incorpora o Ambiente Organizacional para Integração
    • Treinamento organizacional
      • Objetivo: Desenvolver habilidades e conhecimentos das pessoas para que elas desempenhem seus papéis de forma eficiente e efetiva
      • Meta 1 -> Estabelecer a capacidade de treinamento
      • Meta 2 -> Prover o treinamento necessário
  • Processo (1) do Nível 4:
    • Desempenho do processo organizacional
      • Objetivo: Estabelecer e manter a compreensão quantitativa do desempenho do processo padrão da organização e suportar a definição de objetivos quantitativos de desempenho e qualidade para o gerenciamento quantitativo dos projetos
      • Meta 1 -> Estabelecer modelos e linhas de base de desempenho do processo
  • Processo (1) do Nível 5:
    • Inovação e implantação organizacional
      • Objetivo: Selecionar e implantar melhorias incrementais que melhorem de forma mensurável os processos e tecnologias da organização, em suporte aos objetivos de negócio
      • Meta 1 -> Selecionar melhorias
      • Meta 2 -> Implantar melhorias

Suporte


  • Processos (3) do Nível 2:
    • Gerenciamento de configuração
      • Objetivo: Estabelecer e manter a integridade de produtos por meio da identificação, controle e auditoria da configuração
      • Meta 1 -> Estabelecer linhas de base
      • Meta 2 -> Rastrear e controlar mudanças
      • Meta 3 -> Estabelecer integridade
    • Garantia de qualidade de processo e produto
      • Objetivo: Prover a gerência com visão objetiva sobre os processos e produtos associados
      • Meta 1 -> Avaliar objetivamente processos e produtos
      • Meta 2 -> Prover visão objetiva
    • Medição e análise
      • Objetivo: Desenvolver e sustentar capacidade de mensuração usada para suportar as necessidades de informações gerenciais
      • Meta 1 -> Alinhar atividades de mensuração e análise
      • Meta 2 -> Prover resultados das medições
  • Processos (2) do Nível 3:
    • Análise e solução de decisões
      • Objetivo: Analisar possíveis decisões usando um processo formal de avaliação com critérios estabelecidos
      • Meta 1 -> Avaliar alternativas
    • Ambiente organizacional para integração
      • Objetivo: Prover a infra-estrutura para integração de pessoas no desenvolvimento integrado de produto e processo (IPPD)
      • Meta 1 -> Prover infra-estrutura de IPPD
      • Meta 2 -> Gerenciar pessoas para integração
      • Obs.: No CMMI 1.2 essa área foi incorporada à Definição do Processo Organizacional
  • Processo (1) do Nível 5:
    • Análise e solução de causas
      • Objetivo: Identificar causas de defeitos e outros problemas e tomar ações para prevenir sua recorrência
      • Meta 1 -> Determinar causas de defeitos
      • Meta 2 -> Endereçar causas de defeitos
Fontes:
   http://pt.scribd.com/doc/102213886/RESUMAO-CMMI-Qualidade-de-Software
   http://resuminho.wikispaces.com/CMMI
 

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