Pesquisar este blog

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

arquitetura de uma workstation

A figura ao lado apresenta um diagrama da arquitetura de uma workstation avançada, na qual se destacam, nas letras de A a K, alguns barramentos ou canais que interligam os componentes dessa arquitetura. Considerando as informações apresentadas na figura, é correto afirmar que a velocidade de transmissão de dados é usualmente
Imagem 012.jpg
  •  a) maior em A que em G.
  •  b) menor em B que em H.
  •  c) maior em D que em E.
  •  d) maior em J que em K.
  •  e) maior em C que em F.

a)
A = 8 x 480 Mbps (USB 2.0) = 3840 Mbps
G = 4 x 1064 Mbps (ATA) = 4256 Mbps
3840 < 4256
ERRADA

b)
H = 6 x 133 MB/s (PCI) = 798 MB/s
B = 4 x 250 MB/s (PCI Ex. 1x) = 1000 MB/s
1000 > 798
ERRADA 

c) 
Essa eu fiz mais pela lógica mesmo, pois geralmente o barramento do processador é o mais rápido de todos. (Mas se alguém souber o cálculo, seria ótimo comentá-lo).
ERRADA
 
d) 
De acordo com a questão Q86932 (FCC) o barramento usado para a comunicação entre os chipsets ponte norte e ponte sul é o barramento PCI. E esse barramento é bem mais rápido do que o barramento usado para acessar a "pequena" memória, somente de leitura (ROM), do BIOS. Por isso, a velocidade é maior em J que em K.

CORRETA.

e)
Como temos um exemplo de Chipset, ponte norte (82925XE MCH) e ponte sul (ICH6R). Temos que os dispositivos conectados à ponte norte são os mais rápidos e os dispositivos conectados a ponte sul são os mais lentos. Então, podemos deduzir que a velocidade em F é maior que em C. O que torna a alternativa "e" ERRADA.

armazenamento físico

Considerando a figura abaixo, que apresenta um diagrama de dispositivo de armazenamento físico e na qual há destaque para os elementos A e B, assinale a opção correta.
imagem-retificada-questao-001.jpg
  •  a) O elemento A representa um cluster, enquanto o elemento B representa um cilindro.
  •  b) A unidade de armazenamento mostrada possui três cabeças de leitura e gravação e 16 setores.
  •  c) O armazenamento de informações binárias, nos dispositivos mais atuais, não depende da alocação de bits extras para representar a paridade de bits, pois todos os seus dados numéricos são armazenados na aritmética de complemento de dois.
  •  d) A latência no acesso a dados nesse tipo de dispositivo depende mais da velocidade de rotação do dispositivo que da quantidade de trilhas de gravação existentes.
  •  e) O tamanho padrão de um setor de uma unidade de disco rígido é de 5 kB.


A) O elemento A é um setor. Cluster é um conjunto de setores que nem precisam ser contíguos, dentro da nomenclatura do NTFS e FAT.  B é uma trilha.
B) São 6 cabeças (uma para cada lado de cada platter - acho que se traduz como prato mesmo) e há 16 setores na TRILHA mostrada.
C) Complemento de dois não tem nada a ver com a paridade aqui.
D) Correta
E) 512 bytes é o correto

bytecode - Java

A figura abaixo mostra as cinco fases para execução de programa Java.

Imagem 020.jpg

O processo de execução ocorre da seguinte forma:

- Na edição, o programa é criado no editor e armazenado em disco.
- Na compilação, o compilador gera um PRODUTO e o armazena em disco.
- Na carga, o carregador de classe coloca o PRODUTO na memória.
- Na verificação, o verificador que o PRODUTO é válido e não viola as restrições de segurança do Java.
- Na interpretação, o interpretador lê o PRODUTO e faz a tradução para uma linguagem que o computador pode entender, possivelmente armazenando valores de dados enquanto executa o programa.

Nesse processo, PRODUTO representa o seguinte componente:
  •  a) bytecode.
  •  b) framework.
  •  c) firmware.
  •  d) framecode.
  •  e) bytework.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


O código de um programa de computador escrito na linguagem Java é compilado para uma forma intermediária de código denominada bytecode, que é interpretada pelas Máquinas Virtuais Java (JVMs). É essa característica que faz com que os os programas Java sejam independentes de plataforma, executando em qualquer sistema que possua uma JVM. Cada opcode tem o tamanho de um byte — daí o seu nome — e assim o número de diferentes códigos de operação está limitado a 256. Os 256 possíveis valores para códigos de operação não são todos utilizados. Na verdade, alguns dos códigos foram inclusive reservados para nunca serem implementados.
Um programador Java não precisa entender — e nem tomar conhecimento — dos bytecodes Java para ser proficiente na linguagem, da mesma forma que um programador de qualquer linguagem de alto nível compilada para linguagem de máquina não precisa conhecer a linguagem de montagem do computador hospedeiro para escrever bons programas naquela linguagem.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Bytecode_Java

Redundant Array of Independent Disks - RAID

A figura abaixo está relacionada à tecnologia denominada Redundant Array of Independent Disks - RAID.

Imagem 010.jpg

O sistema RAID consiste em um conjunto de dois ou mais discos rígidos com dois objetivos básicos, descritos a seguir:

I. Tornar o sistema de disco mais rápido, acelerando o carregamento de dados do disco. Para atender a esse objetivo, é utilizada uma técnica, em que dois discos rígidos atuam como se fossem um só disco maior. Se os dois discos são de 120 GB, então o micro "pensará" que existe um disco rígido único de 240 GB instalado no micro. No momento de gravar um arquivo no disco, o sistema RAID irá dividir esse arquivo entre os dois discos rígidos, gravando metade do arquivo em um disco e a outra metade do arquivo no outro disco. Tudo isso é feito sem que o usuário perceba. 

II. Tornar o sistema de disco mais seguro. Para atender a esse objetivo, é utilizada uma técnica, que faz com que o conteúdo de um disco rígido seja inteiramente copiado para outro disco rígido, de forma automática. Ou seja, o segundo disco rígido será cópia fiel do primeiro disco. Se o disco rígido principal queimar, o segundo entra em ação automaticamente.

Essas técnicas são conhecidas, respectivamente, como
  •  a) data stripping ou RAID 0 / double storage ou RAID 1.
  •  b) data matrix ou RAID 0 / double storage ou RAID 1.
  •  c) data matrix ou RAID 0 / disk duplexing ou RAID 1.
  •  d) data swapping ou RAID 0 / mirroring ou RAID 1.
  •  e) data stripping ou RAID 0 / mirroring ou RAID 1.

RAID 0 (Striping) 







No striping, ou distribuição, os dados são subdivididos em segmentos consecutivos (stripes, ou faixas) que são escritos sequencialmente através de cada um dos discos de um array, ou conjunto. Cada segmento tem um tamanho definido em blocos. A distribuição, ou striping, oferece melhor desempenho comparado a discos individuais, se o tamanho de cada segmento for ajustado de acordo com a aplicação que utilizará o conjunto, ou array.


RAID 1 (Mirror)



 


RAID-1 é o nível de RAID que implementa o espelhamento de disco, também conhecido como mirror. Para esta implementação são necessários no mínimo dois discos. O funcionamento deste nível é simples: todos os dados são gravados em dois discos diferentes; se um disco falhar ou for removido, os dados preservados no outro disco permitem a não descontinuidade da operação do sistema.

Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/RAID

Risc e Cisc

Se CISC é a sigla que significa Complex Instruction Set ComputingRISC tem por significado Reduced Instruction Set Computing e constituem as arquiteturas dos computadores atuais. Uma técnica é fundamental para o desempenho de máquinas RISC, descrita a seguir:

I. O hardware processa mais de uma instrução de cada vez. 

II. O hardware não espera o término de uma instrução para executar outra. 

III. Num computador CISC típico, existem basicamente quatro fases para a execução: busca, decodificação, execução e escrita. Num RISC, existem as mesmas fases, só que executadas em paralelo. Uma fase não precisa esperar a outra terminar, para que ela se inicie. Esse procedimento não diminui o tempo de execução da tarefa, mas melhora o processamento global.

Essa técnica é denominada
  •  a) local bus.
  •  b) pipelined.
  •  c) digital logic.
  •  d) balance lined.
  •  e) array processor.

Pipeline é uma técnica de hardware que permite que a CPU realize a busca de uma ou mais instruções além da próxima a ser executada. Estas instruções são colocadas em uma fila de memória dentro do processador (CPU) onde aguardam o momento de serem executadas, só poderá começar quando a outra instrução acabar só assim da seqüência ao procedimento.


 


Em resumo, é o processo pelo qual uma instrução de processamento é subdivida em etapas, uma vez que cada uma destas etapas é executada por uma porção especializada da CPU, podendo colocar mais de uma instrução em execução simultânea. Isto traz um uso mais racional da capacidade computacional com ganho substancial de velocidade. Entre os problemas enfrentados estão a dependência de instruções anteriores e desvios que dificultam o processo, bem como a diferença de complexidade de instruções que fazem com que as mesmas possam levar um tempo variável para execução.


A técnica de pipeline é utilizada para acelerar a velocidade de operação da CPU, uma vez que a próxima instrução a ser executada está normalmente armazenada dentro da CPU e não precisa ser buscada da memória, normalmente muito mais lenta que a CPU.


sistema decimal, sistema binário

Se o sistema decimal é utilizado pelos seres humanos, o sistema binário constitui a base para a representação da informação nos computadores. Nesse contexto, um equipamento dispõe de três displays, o primeiro que mostra números em formato decimal, o segundo em binário e o terceiro em hexadecimal, havendo uma correspondência entre as representações. Se o display decimal mostra o número 250, os equivalentes em binário e em hexadecimal mostrarão, respectivamente,
  •  a) 11111010 e FA.
  •  b) 11111010 e FE.
  •  c) 11111010 e FC.
  •  d) 11111110 e FE.
  •  e) 11111110 e FA.


a conversao de um numero da base decimal para qualquer base pode ser feita com o processo de divisoes sucessivas pela base para a qual queremos a conversao. Porém, dependendo da situacao esse processo pode ser tornar lento. Sendo assim vou mostrar o processo lento e como eu fiz de forma mais rapida:



250 base 10 -> ______ base 2



apos feitas as divisoes o resultado é o ultimo quociente e todos os restos encontrados do final para o comeco do processo.



250 / 2 = 125 resto 0

125 / 2 = 62 resto 1

62 / 2 = 31 resto 0

31 / 2 =15 resto 1

15 / 2 =7 resto 1

7 / 2 =3 resto 1

3 / 2 = 1 resto 1

resp.: 250 = 1 1 1 1 1 0 1 0 base 2
Esse processo nesse caso se torna demorado. Entao vai como eu fiz:
sabendo que o 255 = 1 1 1 1 1 1 1 1 e o 5 = 1 0 1, ao subtrairmos 5 do 255 temos o 250 = 1 1 1 1 1 0 1 0

para a conversao para a base hexa, neste caso, o processo de divisoes sucessivas é a solucao mais rapida.

250 / 16 = 15=F resto 10=A
resp.: 250 = FA base 16

opcao A



NÃO é um tipo de dados considerado primitivo:

NÃO é um tipo de dados considerado primitivo:
  •  a) real.
  •  b) inteiro.
  •  c) lógico.
  •  d) caracter.
  •  e) matriz.
Tipos de dados primitivos, ou embutidos: boolean, inteiro, real, caracteres.

A gravação e a leitura dos dados em uma série de círculos concêntricos são feitos nos DVDs somente do tipo

A gravação e a leitura dos dados em uma série de círculos concêntricos são feitos nos DVDs somente do tipo 
  •  a) RAM.
  •  b) +RW DL.
  •  c) +RW DL e +R DL.
  •  d) RW e +RW.
  •  e) R e +R.

DVD-RAM: permite gravar e apagar mais de cem mil vezes. A gravação e a leitura são feitos em uma série de círculos concêntricos, um formato que se aproxima mais do que ocorre nos discos rígidos (em todos os demais tipos de DVD, e também de CD, a gravação é feita em uma única linha contínua, uma espiral que parte do centro e termina na borda externa). Daí decorre o nome "gravação aleatória" (nos demais DVD, ela seria contínua). Permite editar o conteúdo do DVD sem ter de apagar todo o conteúdo que já estava gravado. Oferece a possibilidade de gravação e leitura simultâneas (time shift) sem o risco de apagar a gravação. Compatível com poucos leitores de DVD. Possui uma única camada de gravação. Capacidade: versão 1.0 - de 2,58 GB (um lado) a 5,16 GB (dois lados), e versão 2.0 - de 4,7 GB (um lado) e 9,4 GB (dois lados). Formato apoiado pela Hitachi, LG, Maxell, Matsushita (Panasonic), Samsung, Toshiba e JVC, através do RAM Promotion Group (RAMPRG)[3]. Em 2007, o custo do DVD-RAM era de aproximadamente quatro vezes o preço do DVD+RW, seu concorrente.

A ponte sul é a parte de um chipset da placa mãe que normalmente abriga, entre outros,

A ponte sul é a parte de um chipset da placa mãe que normalmente abriga, entre outros, 
  •  a) os controladores de HD, somente.
  •  b) os controladores de HD e as portas paralela e serial.
  •  c) os controladores de HD e a comunicação do processador com as memórias.
  •  d) a comunicação do processador com as memórias e os barramentos de alta velocidade.
  •  e) a comunicação do processador com as memórias e as portas paralela e serial.

O chipset é um dos principais componentes lógicos de uma placa-mãe, dividindo-se entre "ponte norte" (northbridge, controlador de memória, alta velocidade) e "ponte sul" (southbridge, controlador de periféricos, baixa velocidade). A ponte norte faz a comunicação do processador com as memórias, e em alguns casos com os barramentos de alta velocidade AGP e PCI Express. Já a ponte sul, abriga os controladores de HDs (ATA/IDE e SATA), portas USBparalela,PS/2serial, os barramentos PCI e ISA, que já não é usado mais em placas-mãe modernas.