Pesquisar este blog

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

O sistema de arquivos

O sistema de arquivos de um sistema operacional é responsável por controlar o espaço de disco alocado e, para esse fim, pode usar técnicas como: a alocação contígua, a ligada e a indexada.
  •  Certo       Errado
A criação de arquivos em disco exige que o sistema operacional tenha o controle dequais áreas ou blocos no disco estão livres. Este controle é realizado utilizando-sealguma estrutura de dados que armazena informações que possibilitam ao sistema dearquivos gerenciar o espaço livre do disco. Nesta estrutura, geralmente uma lista outabela, é possível identificar blocos livres que poderão ser alocados a um novo arquivo.Neste caso, o espaço é removido da estrutura para que não seja reutilizado. No momentoem que um arquivo é eliminado, todos os seus blocos são liberados para a lista deespaços livres.


-------------------
  • Alocação contígua: armazena o arquivo em blocos seqüencialmente dispostos no disco. O arquivo é localizado através do endereço do primeiro bloco de sua extensão em blocos. O principal problema neste tipo de alocação é a existência de espaço livre para novos arquivos, que deve ser contígua. Utiliza as estratégias best-fit, worst-fit e first-fit (já conhecidas) para definir onde o arquivo será alocado. Causa alto índice de fragmentação no disco.
  • Alocação encadeada: nesta modalidade o arquivo é organizado como um conjunto de blocos ligados logicamente no disco, independente de sua localização física, onde cada bloco possui um ponteiro para o bloco seguinte. A fragmentação não representa problemas na alocação encadeada, pois os blocos livres para alocação do arquivo não necessariamente precisam estar contíguos. O que acontece é a quebra do arquivo em vários pedaços, o que aumenta o tempo de acesso. Neste tipo de alocação só se permite acesso seqüencial aos blocos do arquivo, sendo esta uma das principais desvantagens da técnica. Outra desvantagem é a perda de espaço nos blocos com o armazenamento dos ponteiros.
  • Alocação indexada: esta técnica soluciona a limitação da alocação encadeada, no que diz respeito ao acesso, pois permite acesso direto aos blocos do arquivo. Isso é conseguido mantendo-se os ponteiros de todos os blocos do arquivo em uma única estrutura chamada bloco de índice. Este tipo de alocação, além de permitir acesso direto aos blocos, não utiliza informações de controle nos blocos de dados.
---------------
Contígua:
Arquivo armazenado em uma única área contígua
Definição: endereço do 1ºbloco + tamanho do arquivo
Encadeada (ligada):
Arquivo armazenado como lista encadeada de blocos
Definição: ponteiro do 1ºe último bloco do arquivo
Cada bloco possui ponteiro para próximo bloco

Indexada:
Arquivo armazenado em blocos  ->   ponteiros em bloco de índices
Definição: i-ésima entrada do bloco de índices aponta para o i-ésimo bloco do arquivo

fonte: www.ime.uerj.br/~clicia/SOI-sistarq.ppt
-----------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário