Pesquisar este blog

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Arquitetura de Computadores20 - organização e arquitetura de computadores

Considerando a organização e arquitetura de computadores, julgue os itens que se seguem. 

O termo arquitetura de um computador refere-se aos atributos de um sistema que são visíveis para o programador ou, em outras palavras, aos atributos que têm impacto direto sobre a execução lógica de um programa. O termo organização de um computador refere-se às unidades operacionais e suas interconexões que implementam as especificações de sua arquitetura.
  •  Certo       Errado
Isso.  Uma arquitetura de computador é uma ideia, um conceito, como as arquiteturas x86 e as arquiteturas RISC e CISC. 

Processadores de empresas diferentes como AMD, Intel, Texas e ARM podem produzir processadores de uma mesma arquitetura, porém a nível de implementação dos componentes eles terão organizações diferentes. 

Um compilador só consegue produzir código utilizável por diversos processadores de empresas diferentes porque eles seguem a mesma arquitetura.

Arquitetura: Refere-se aos atributos de um sistema que são vísíveis para o programador, tem impacto direto sobre a execução lógica de um programa. Exemplos de atributos de arquitetura incluem o conjunto de instruções, o número de bits usados para representar os vários tipos de dados (por exemplo, números, caracteres), os mecanismos de EIS e as técnicas de endereçamento à memória.

Definir se um computador deve ou não ter uma instrução de multiplicação, por exem­ plo, constitui uma decisão do projeto da sua arquitetura. Definir se essa ins­ trução será implementada por uma unidade especial de multiplicação ou por um mecanismo que utiliza repetidamente sua unidade de soma constitui uma decisão do projeto da sua organização.

Organização: Refere-se às unidades operacionais e suas interconexões que implementam as especificações da sua ar­ guitetura.

Exemplos de atributos de organização incluem detalhes de hardware transparentes ao programador, tais como os sinais de controle, as interfaces entre o computador e os periféricos e a tecnologia de memória utilizada.


Muitos fabricantes de computador oferecem uma família de modelos de computadores, todos com a mesma arquitetura, mas com diferenças de organização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário