Pesquisar este blog

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Redundant Array of Independent Disks - RAID

A figura abaixo está relacionada à tecnologia denominada Redundant Array of Independent Disks - RAID.

Imagem 010.jpg

O sistema RAID consiste em um conjunto de dois ou mais discos rígidos com dois objetivos básicos, descritos a seguir:

I. Tornar o sistema de disco mais rápido, acelerando o carregamento de dados do disco. Para atender a esse objetivo, é utilizada uma técnica, em que dois discos rígidos atuam como se fossem um só disco maior. Se os dois discos são de 120 GB, então o micro "pensará" que existe um disco rígido único de 240 GB instalado no micro. No momento de gravar um arquivo no disco, o sistema RAID irá dividir esse arquivo entre os dois discos rígidos, gravando metade do arquivo em um disco e a outra metade do arquivo no outro disco. Tudo isso é feito sem que o usuário perceba. 

II. Tornar o sistema de disco mais seguro. Para atender a esse objetivo, é utilizada uma técnica, que faz com que o conteúdo de um disco rígido seja inteiramente copiado para outro disco rígido, de forma automática. Ou seja, o segundo disco rígido será cópia fiel do primeiro disco. Se o disco rígido principal queimar, o segundo entra em ação automaticamente.

Essas técnicas são conhecidas, respectivamente, como
  •  a) data stripping ou RAID 0 / double storage ou RAID 1.
  •  b) data matrix ou RAID 0 / double storage ou RAID 1.
  •  c) data matrix ou RAID 0 / disk duplexing ou RAID 1.
  •  d) data swapping ou RAID 0 / mirroring ou RAID 1.
  •  e) data stripping ou RAID 0 / mirroring ou RAID 1.

RAID 0 (Striping) 







No striping, ou distribuição, os dados são subdivididos em segmentos consecutivos (stripes, ou faixas) que são escritos sequencialmente através de cada um dos discos de um array, ou conjunto. Cada segmento tem um tamanho definido em blocos. A distribuição, ou striping, oferece melhor desempenho comparado a discos individuais, se o tamanho de cada segmento for ajustado de acordo com a aplicação que utilizará o conjunto, ou array.


RAID 1 (Mirror)



 


RAID-1 é o nível de RAID que implementa o espelhamento de disco, também conhecido como mirror. Para esta implementação são necessários no mínimo dois discos. O funcionamento deste nível é simples: todos os dados são gravados em dois discos diferentes; se um disco falhar ou for removido, os dados preservados no outro disco permitem a não descontinuidade da operação do sistema.

Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/RAID

Nenhum comentário:

Postar um comentário