Pesquisar este blog

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Arquitetura de Computadores11 - microprocessadores

Os microprocessadores fabricados nas últimas décadas foram projetados com capacidades de processamento de palavras de 8, 16, 32 ou 64 bits. Assinale a alternativa que apresenta a capacidade de processamento e transferência de dados desses microprocessadores.
  •  a) A classificação de um computador como 64 bits refere-se à dimensão dos registradores internos do processador, bem como do número de linhas de seu barramento de dados.
  •  b) Os microprocessadores de 8 bits são utilizados para processamento de estruturas de dados baseadas em um byte.
  •  c) Os computadores com tecnologia de 16 bits não chegaram a ser comercializados, pois seus protótipos apresentaram incompatibilidade com barramentos de dados digitais.
  •  d) Os microprocessadores de 64 bits são capazes de rodar programas desenvolvidos com tecnologia de 32 bits, necessitando para isso de um módulo conversor interno.
  •  e) O barramento de dados de um computador de 64 bits é composto por quatro vias de comunicação de 16 bits, cada uma com capacidade para dois bytes.

Um processador de 64bits possui necessariamente registradores de 64bits, e pode ou não ter um barramento de 64bits. O número de linhas do barramento de endereços de um processador é que define a sua capacidade de endereçamento e não tem obrigatoriamente uma relação direta com o número de bits que processa.

Resumo:

número de bits do processador
 <=é igual a => dimensão dos registradores internos do processador <=pode ser igual ao=> número de linhas do barramento

Nenhum comentário:

Postar um comentário