Pesquisar este blog

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Arquitetura de Computadores21 - organização e arquitetura de computadores

São funções básicas de um computador: processamento de dados, armazenamento de dados, transferência de dados e controle. São componentes estruturais de um computador: unidade central de processamento, memória principal, dispositivos de entrada e saída e sistemas de interconexão.
  •  Certo       Errado
A Unidade Central de Processamento (CPU)  é basicamente composta pela unidade de controle (UC) e pela Unidade de Lógica Aritmétrica (ULA), que realiza as operações em última instância, lendo e escrevendo os dados em registradores.


A memória principal é acessada pelo CPU através do registrador de endereço, MAR, e o valor lido é colocado no MBR ( Registrador de Buffer de Memória Lida) ou então salvo na memória a partir desse registrador. (A Nível de processador ele só enxerga registradores)

O Acesso aos dispositivos de E/S podem ser basicamente de três formas:
 

  • Programado ( O CPU fica esperando o dado da E/S e não progride enquanto não o obtem)


  • E/S por interrupção ( O E/S interrompe o processador quando algum dado está disponível)


  • Direto à Memória (O controlador da E/S se comunica diretamente com a memória e escreve lá, sem passar pelo processador)

Quanto à política de barramento.  Geralmente a CPU é a que tem a menor prioridade. A E/S não pode esperar.  Geralmente também, para os dispositivos no mesmo nível de hierarquia de um barramento, quem pedir primeiro o barramento o obtem.

O Barramento pode ser de dados, controle e endereços.  A quantidade possível de memória endereçavel depende da largura de um barramento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário