Sobre os Modelos de Maturidade de Capacitação de Sistemas, CMM e CMMI, não é correto afirmar que:
- a) não há diferenças significativas entre os sistemas de avaliação do COBIT e do CMMI.
- b) o CMM define cinco níveis de maturidade, sendo o último o nível Otimização.
- c) devido à definição abstrata da norma ISO 9000, algumas organizações do Nível 1 do CMM podem satisfazer o padrão ISO 9000.
- d) o CMMI é um modelo bastante alinhado com a norma ISO/IEC 15504 (SPICE).
- e) nas avaliações utilizando o CMMI conduzidas nos últimos cinco anos, a maioria das organizações avaliadas encontrase nos níveis 2 ou 3 de maturidade.
O item errado é o A.
Há várias diferenças entre os sistemas de avaliação do COBIT e do CMMi. Uma das mais gritantes é o fato que, no COBIT, os niveis de maturidade não são cumulativos, ou seja, não é necessário satisfazer todos os itens de um determinado nível para passar para o seguinte, algo que é requerido no CMMi.
Há várias diferenças entre os sistemas de avaliação do COBIT e do CMMi. Uma das mais gritantes é o fato que, no COBIT, os niveis de maturidade não são cumulativos, ou seja, não é necessário satisfazer todos os itens de um determinado nível para passar para o seguinte, algo que é requerido no CMMi.
Outra diferença que salta aos olhos é que no CMMI há um método sistematizado de avaliação, o SCAMPI (Standard CMMI Appraisal Method Process Improvement) e no COBIT não há uma avaliação formal, os níveis servem como direcionamento para os processos.
Extraído do COBIT.
Embora siga os conceitos do SEI, a implementação CobiT difere consideravelmente do original do SEI...
...em geral o propósito é identificar onde estão as questões e como definir prioridades para aprimoramentos. O propósito não é avaliar o nível de aderência aos objetivos de controles.
Extraído do COBIT.
Embora siga os conceitos do SEI, a implementação CobiT difere consideravelmente do original do SEI...
...em geral o propósito é identificar onde estão as questões e como definir prioridades para aprimoramentos. O propósito não é avaliar o nível de aderência aos objetivos de controles.
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