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terça-feira, 24 de abril de 2012

Capability Maturity Model Integration (CMMI) - Q86


Sobre os Modelos de Maturidade de Capacitação de Sistemas, CMM e CMMI, não é correto afirmar que:
  •  a) não há diferenças significativas entre os sistemas de avaliação do COBIT e do CMMI.
  •  b) o CMM define cinco níveis de maturidade, sendo o último o nível Otimização.
  •  c) devido à definição abstrata da norma ISO 9000, algumas organizações do Nível 1 do CMM podem satisfazer o padrão ISO 9000.
  •  d) o CMMI é um modelo bastante alinhado com a norma ISO/IEC 15504 (SPICE).
  •  e) nas avaliações utilizando o CMMI conduzidas nos últimos cinco anos, a maioria das organizações avaliadas encontrase nos níveis 2 ou 3 de maturidade.

O item errado é o A.

Há várias diferenças entre os sistemas de avaliação do COBIT e do CMMi. Uma das mais gritantes é o fato que, no COBIT, os niveis de maturidade não são cumulativos, ou seja, não é necessário satisfazer todos os itens de um determinado nível para passar para o seguinte, algo que é requerido no CMMi.

Outra diferença que salta aos olhos é que no CMMI há um método sistematizado de avaliação, o SCAMPI (Standard CMMI Appraisal Method Process Improvement) e no COBIT não há uma avaliação formal, os níveis servem como direcionamento para os processos.

Extraído do COBIT.

Embora siga os conceitos do SEI, a implementação CobiT difere consideravelmente do original do SEI...

...em geral o propósito é identificar onde estão as questões e como definir prioridades para aprimoramentos. O propósito não é avaliar o nível de aderência aos objetivos de controles.

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