O COBIT (Control Objectives for Information and Related Technology) é uma ferramenta, um guia que permite à organização ganhar tempo quando da adoção de um modelo de governança, traz uma série de melhores práticas que o mercado consagrou e que possibilita mais rapidamente a adoção de um modelo de governança. O COBIT define a governança da TI como uma estrutura de relacionamentos entre processos para direcionar e controlar uma empresa de modo a atingir os objetivos corporativos. Nesse contexto, o COBIT trabalha com quatro domínios, que são
- a) viabilidade e projeto, aquisição e implementação, testes e validação, monitoração.
- b) viabilidade e projeto, desenvolvimento e implantação, testes e validação, manutenção.
- c) planejamento e organização, aquisição e implementação, entrega e suporte, monitoração.
- d) planejamento e organização, desenvolvimento e implantação, entrega e suporte, manutenção.
Domínio Planejar e Organizar possui 10 processos
Domínio Adquirir e Implementar possui 7 processos
Domínio Entregar e Suportar possui 13 processos
Domínio Monitorar e Avaliar possui 4 processos
São 4 recursos de TI:
Aplicações
Informações
Infraestrutura
Pessoas
São 7 Requisitos de Negócio:
Efetividade
Eficiência
Confidencialidade
Integridade
Disponibilidade
Conformidade
Confiabilidade
São 5 áreas de foco na Governança:
Alinhamento estratégico
Entrega de valor
Gestão de risco
Gestão de recursos
Mensuração de desempenho
Domínio Adquirir e Implementar possui 7 processos
Domínio Entregar e Suportar possui 13 processos
Domínio Monitorar e Avaliar possui 4 processos
São 4 recursos de TI:
Aplicações
Informações
Infraestrutura
Pessoas
São 7 Requisitos de Negócio:
Efetividade
Eficiência
Confidencialidade
Integridade
Disponibilidade
Conformidade
Confiabilidade
São 5 áreas de foco na Governança:
Alinhamento estratégico
Entrega de valor
Gestão de risco
Gestão de recursos
Mensuração de desempenho
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