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sexta-feira, 27 de abril de 2012

Control Objectives for Information and related Technology (CobiT®) - Q37


Políticas, procedimentos, práticas e estruturas organizacionais desenvolvidas para dar razoável garantia de que os objetivos do negócio serão alcançados e que os eventos indesejáveis serão prevenidos ou detectados e corrigidos definem o conceito de 
  •  a) controle.
  •  b) objetivo de controle.
  •  c) técnica de auditoria.
  •  d) processo de auditoria.
  •  e) governança de TI ou corporativa.


Extração literal do COBIT pág 15.
Baseado em Controles

O CobiT define objetivos de controles para todos os 34 processos e engloba todos os processos e controles de aplicativos.

PROCESSOS PRECISAM DE CONTROLES

Controle é definido como políticas, procedimentos, práticas e estruturas organizacionais criadas para prover uma razoável garantia


de que os objetivos de negócios serão atingidos e que eventos indesejáveis serão evitados ou detectados e corrigidos.


Os objetivos de controle de TI fornecem um conjunto completo de requisitos de alto nível a serem considerados pelos executivos para um controle efetivo de cada processo de TI. Eles:
· São definições de ações gerenciais para aumentar o valor ou reduzir o risco
· Consistem em políticas, procedimentos, práticas e estruturas organizacionais
· São desenvolvidos para prover uma razoável garantia de que os objetivos de controle serão atingidos e que eventos indesejáveis

serão evitados ou detectados e corrigidos

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