Pesquisar este blog

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Capability Maturity Model Integration (CMMI) - Q56

Na representação por estágios, uma organização pode estabelecer quais áreas de processo devem alcançar os níveis de capacidade 4 e 5.
  •  Certo       Errado

Há que se tomar cuidado em tratar sempre com rigor os termos capacidade(contínua) e maturidade(estágio). E o examinador explorou exatamente esta abordagem. O intercâmbio dos termos em alguns casos não é incorreto. Especificamente ao tratar dos níveis 4 e 5. Vejam o trecho extraído do modelo de referência: 




Cap. 3 :: Metas e Práticas Genéricas

"Na representação por estágios, apenas as metas genéricas 2 e 3 são utilizadas, como ilustrado pelas práticas genéricas destacadas em cinza na Figura 3.3. À medida que se tenta alcançar o nível de maturidade 2, utilizam-se as áreas de processo no nível de maturidade 2, bem como a meta genérica 2 e suas práticas genéricas.

Observe que as metas genéricas 4 e 5 e suas práticas genéricas associadas não são utilizadas. Isso ocorre porque nem todos os processos serão avançados a um nível de capacidade além do nível de capacidade 3. Apenas processos e subprocessos selecionados serão gerenciados quantitativamente e otimizados. Essa seleção é tratada pelas áreas de processo nos níveis de maturidade 4 e 5."

Outro trecho que corrobora com o que se é cobrado na questão, no mesmo capítulo, é a descrição sobre equivalência com a representação por estágios.

"As seguintes regras resumem a equivalência com a representação por estágios:

· Para alcançar o nível de maturidade 2, todas as áreas de processo associadas ao nível de maturidade 2 devem alcançar o nível de capacidade 2 ou níveis superiores.

· Para alcançar o nível de maturidade 3, todas as áreas de processo associadas aos níveis de maturidade 2 e 3 devem alcançar o nível de capacidade 3 ou níveis superiores.

· Para alcançar o nível de maturidade 4, todas as áreas de processo associadas aos níveis de maturidade 2, 3 e 4 devem alcançar o nível de capacidade 3 ou níveis superiores.

· Para alcançar o nível de maturidade 5, todas as áreas de processo do modelo devem alcançar o nível de capacidade 3 ou níveis superiores.

Essas regras e a tabela para equivalência com a representação por estágios estão completas. Entretanto, pode-se perguntar por que os perfis-alvo 4 e 5 não se estendem até as colunas CL4 e CL5. A razão é que as áreas de processo no nível de maturidade 4 descrevem uma seleção de processos e subprocessos a serem estabilizados baseada, em parte, nos objetivos para qualidade e para desempenho de processo da organização e nos projetos. Nem todas as áreas de processo são tratadas na seleção, e o CMMI não antecipa quais áreas de processo podem ser tratadas na seleção."


-----------------------------------------------------

Equivalência de representação por estágio (maturidade) e por capacidade (contínuo)   

Para alcançar o nível de  maturidade 2 --> Todas as áreas do processo associados ao nível de maturidade 2 --> Devem alcançar o nível de capacidade 2 ou nívies superiores

Para alcançar o nível de maturidade 3 --> Todas as áreas do processo associados aos níveis de maturidade 2 e 3 --> Devem alcançar o nível de capacidade 3 ou superior. 

Para alcançar o nível de maturidade 4 --> Todas as áreas do processo associados  aos níveis de maturidade 2, 3 e 4 --> devem alcançar o nível de capacidade 3 ou níveis superiores.

Para alcançar o nível de maturidade 5 --> Todas as áreas do processo devem alcançar o nível de capacidade 3 ou níveis superiores.

Logo, na representação por estágio, uma organização pode escolher quais as áreas de processos estão nos níveis de capacidade 4 e 5 

Nenhum comentário:

Postar um comentário