Desempenho do processo organizacional e gerenciamento quantitativo de projeto são duas áreas de processo do modelo CMMI que caracterizam o estágio de maturidade
- a) 1.
- b) 2.
- c) 3.
- d) 4.
- e) 5.
Nível 4: Quantitativamente gerenciado
Os objetivos quantitativos para a qualidade e o desempenho dos processos são estabelecidos e utilizados como critérios para o gerenciamento de processos.
Métricas detalhadas do processo de software e da qualidade do produto são coletadas. Tanto o processo como o produto de software são quantitativamente compreendidos, avaliados e controlados. Relatórios estatísticos são gerados. Tipicamente, encontra-se estabelecido e em uso rotineiro um programa de medições, a qualidade é planejada por um grupo dedicado, sendo rotineiramente avaliada e aprimorada
PAs do Nível 4
• Performance do Processo Organizacional (OPP)
• Gerenciamento Quantitativo do Projeto (QPM)
Os objetivos quantitativos para a qualidade e o desempenho dos processos são estabelecidos e utilizados como critérios para o gerenciamento de processos.
Métricas detalhadas do processo de software e da qualidade do produto são coletadas. Tanto o processo como o produto de software são quantitativamente compreendidos, avaliados e controlados. Relatórios estatísticos são gerados. Tipicamente, encontra-se estabelecido e em uso rotineiro um programa de medições, a qualidade é planejada por um grupo dedicado, sendo rotineiramente avaliada e aprimorada
PAs do Nível 4
• Performance do Processo Organizacional (OPP)
• Gerenciamento Quantitativo do Projeto (QPM)
O CMMI tem 5 níveis para a organização (estratificada ou segmentada), a saber:
Cada um desses níveis de maturidade têm aspectos próprios: as áreas de processo (KPA):
Cada um desses níveis de maturidade têm aspectos próprios: as áreas de processo (KPA):
Desempenho do Processo Organizacional (OPP)
"fornecer subsídios para estabelecer e manter um entendimento quantitativo do desempenho do conjunto de processos padrão da organização no apoio aos objetivos para qualidade e para desempenho de processo, e prover dados, baselines e modelos de desempenho de processo para gerenciar quantitativamente os projetos da organização."
Gerência Quantitativa do Projeto (QPM)
"fornecer subsídios para gerenciar quantitativamente o processo definido para o projeto visando alcançar os objetivos para qualidade e para desempenho de processo estabelecidos para o projeto."
"fornecer subsídios para estabelecer e manter um entendimento quantitativo do desempenho do conjunto de processos padrão da organização no apoio aos objetivos para qualidade e para desempenho de processo, e prover dados, baselines e modelos de desempenho de processo para gerenciar quantitativamente os projetos da organização."
Gerência Quantitativa do Projeto (QPM)
"fornecer subsídios para gerenciar quantitativamente o processo definido para o projeto visando alcançar os objetivos para qualidade e para desempenho de processo estabelecidos para o projeto."
Nenhum comentário:
Postar um comentário