Pesquisar este blog

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Capability Maturity Model Integration (CMMI) - Q14

Desempenho do processo organizacional e gerenciamento quantitativo de projeto são duas áreas de processo do modelo CMMI que caracterizam o estágio de maturidade
  •  a) 1.
  •  b) 2.
  •  c) 3.
  •  d) 4.
  •  e) 5.
Nível 4: Quantitativamente gerenciado



Os objetivos quantitativos para a qualidade e o desempenho dos processos são estabelecidos e utilizados como critérios para o gerenciamento de processos.

Métricas detalhadas do processo de software e da qualidade do produto são coletadas. Tanto o processo como o produto de software são  quantitativamente compreendidos, avaliados e controlados. Relatórios estatísticos são gerados. Tipicamente, encontra-se estabelecido e em uso rotineiro um programa de medições, a qualidade é planejada por um grupo dedicado, sendo rotineiramente avaliada e aprimorada



PAs do Nível 4

• Performance do Processo Organizacional (OPP)
• Gerenciamento Quantitativo do Projeto (QPM)

O CMMI tem 5 níveis para a organização (estratificada ou segmentada), a saber:





Cada um desses níveis de maturidade têm aspectos próprios: as áreas de processo (KPA):




Desempenho do Processo Organizacional (OPP)

"fornecer subsídios para estabelecer e manter um entendimento quantitativo do desempenho do conjunto de processos padrão da organização no apoio aos objetivos para qualidade e para desempenho de processo, e prover dados, baselines e modelos de desempenho de processo para gerenciar quantitativamente os projetos da organização."


Gerência Quantitativa do Projeto (QPM)

"fornecer subsídios para gerenciar quantitativamente o processo definido para o projeto visando alcançar os objetivos para qualidade e para desempenho de processo estabelecidos para o projeto."

Nenhum comentário:

Postar um comentário