Pesquisar este blog

domingo, 15 de abril de 2012

Capability Maturity Model Integration (CMMI) - Q21

Processo Padronizado e Consistente e Processo Previsível e Controlado referem-se, respectivamente, aos níveis de maturidade CMM 
  •  a) Gerenciado e Otimizado.
  •  b) Repetível e Otimizado.
  •  c) Otimizado e Repetível.
  •  d) Definido e Gerenciado.
  •  e) Repetível e Definido.
A questão fala sobre níveis de maturidade do CMM que são:



Nível 1: Inicial


os processos são geralmente ad hoc(expressão latina cuja tradução literal é "para isto") e caóticos. A organização geralmente não dispõe de um ambiente estável.

Nível 2: Repetível


O processo pode não se repetir para todos os projetos da organização. Mas o foco é na repetição e pode usar ferramentas de Gerência de Projetos para mapear os custos e o prazo do projeto.

Nível 3: Definido

Neste nível uma organização alcançou todas as metas genéricas e específicas das áreas de processo designadas como de níveis 1 e 2.Os  processos são bem caracterizados e entendidos, e são descritos utilizando padrões, procedimentos, ferramentas e métodos. Os padrões e a descrição de processos e procedimentos para o projeto são guiados pelo conjunto de padrões de processos da organização(Padronizado). Os processos realizados através da organização são consistentes exceto pelas diferenças permitidas pelos guias.(Consistentes)


Nível 4: Gerenciado


Utilizando métricas precisas, o gerenciamento pode efetivamente controlar os esforços para desenvolvimento de software. Em particular, o gerenciamento pode identificar caminhos para ajustar e adaptar o processo a projetos particulares, sem perda de métricas de qualidade ou desvios das especificações.

Organizações neste nível conseguem metas quantitativas para o processo de desenvolvimento de software e de manutenção.


Subprocessos são selecionados conforme a importância na performance total do processo. Esses subprocessos selecionados são controlados usando técnicas estatísticas e quantitativas.


Uma distinção crítica entre o nível de maturidade 3 e 4 é a previsibilidade do desempenho do processo(Previsível). No nível 4, o desempenho do processo écontrolado usando técnicas estatísticas e quantitativas, e é previsível quantitativamente. No nível 3, os processos são somente previsíveis qualitativamente.

Nível 5: Otimizado

No nível 5, uma organização adquiriu todas as metas específicas das áreas de processo dos níveis 2, 3, 4, e 5 e as metas genéricas dos níveis 2 e 3. Processos são continuamente melhorados com base no entendimento quantitativo das causas comuns de variação inerente aos processos.


No nível de maturidade 5, o foco é o contínuo progresso do desempenho dos processos, através da introdução de melhorias de inovação tecnológica e incremental. Objetivos de melhoria quantitativa dos processos para a organização são estabelecidos, continuamente revisados, refletindo as mudanças nos objetivos da organização, e usando critérios de melhoria na gerência de processos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário