Pesquisar este blog

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Norma ISO 17799 e 27001 - Q10


Ao escrever e implementar uma política se segurança da informação, a organização cria mecanismos para orientar o comportamento das pessoas, o que se dará pela imposição de restrições e pela determinação de condutas obrigatórias. Apesar da melhor das intenções, os direitos das pessoas, de outras organizações e mesmo do Estado, poderão ser infringidos inadvertidamente. Ao se definir uma política de segurança da informação, no que diz respeito à legislação, é INCORRETO afirmar: 
  •  a) O uso de criptografia, quer seja para o armazenamento quer para a transferência de informação, deve estar de acordo com as leis do país, pois pode haver restrições quanto à exportação ou importação de determinados algoritmos criptográficos.
  •  b) A organização deve empenhar esforços no sentido de se manter um inventário de seus ativos de informação, sobretudo de obras protegidas pelo direito de propriedade intelectual.
  •  c) A política de segurança da informação deve evidenciar a posição contrária da empresa a qualquer violação de propriedade intelectual.
  •  d) Deve-se identificar todas as leis, normas, estatutos, regulamentos e até mesmo recomendações que se aplicam ao negócio.
  •  e) Deve-se proteger as informações dos colaboradores, fornecedores e clientes, que não podem ser cedidas em hipótese alguma.

Item 15.1.4 da ISO 27002: Proteção de dados e privacidade de informações pessoais

"Convém que a privacidade e a proteção de dados sejam asseguradas conforme exigido nas legislações, regulamentações e, se aplicável, nas cláusulas contratuais pertinentes."

Está errado em dizer: "em hipótese alguma"

Nenhum comentário:

Postar um comentário