Pesquisar este blog

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Norma ISO 17799 e 27001 - Q4


Analise as seguintes afrmativas sobre gestão de segurança da informação: 
I.   A lei Sarbanes-Oxley visa garantir a transparência na gestão fnanceira das organizações e a credibilidade de suas informações. 

II.  A norma ISO/IEC 27001 foi elaborada para prover um modelo de sistema de gestão de segurança da informação (SGSI) e também para avaliar a conformidade deste pelas partes interessadas internas e externas. 

III. A norma NBR ISO/IEC 27002 sugere métricas e relatórios para um sistema de gestão de segurança da informação (SGSI). 

Assinale a alternativa VERDADEIRA:
  •  a) Apenas as afrmativas I e II estão corretas.
  •  b) Apenas as afrmativas II e III estão corretas.
  •  c) Apenas as afrmativas I e III estão corretas.
  •  d) Todas as afrmativas estão corretas.


ISO 27001 especifica os requisitos para EIOMAMM um SGSI documentado dentro do contexto dos riscos de negócio globais da ogranização. Especifica requisitos para a implementação de controles de segurança customizados para as necessidades individuais de organizações ou partes.



ISO 27002 estabelece diretrizes e princípios gerais para iniciar, implementar, manter e melhorar a gestão de segurança da informação em uma organização. Os objetivos definidos nesta norma provêem diretrizes gerais sobre as metas geralmente aceitas para a gestão da segurança da informação.



Destarte, pode se afirmar que o comentário anterior é impreciso, ou mesmo equivocado, ao dizer que o objetivo de uma é ser usado em conjunto com a outra.



A ligação entre as duas normas é feita a partir do item 4.2.1 Estabelecer o SGSI, mais precisamente nas alíneas f e g.

4.2.1 f) Identificar e avaliar as opções para o tratamento de riscos

1) Aplicar os controles apropriados

4.2.1 g) Selecionar objetivos de controle e controles para o tratamento de riscos

Há que se ressaltar que os controles não são mandatórios, nem exaustivos. A ideia é que sejam um ponto de partida de forma a assegurar que nenhuma opção de controle importante seja negligenciada. No entanto, tais controles são aqueles comumente considerados relevantes para as organizações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário