Caso um gestor eleve o nível de maturidade de seus processos de 2 para 3, ele estará realizando uma ação em que os processos, por seguirem um padrão de regularidade, precisam atingir um nível em que sejam monitorados e medidos.
- Certo Errado
Caso um gestor eleve o nível de maturidade de seus processos de 2 para 3, ele estará realizando uma ação em que os processos, por seguirem um padrão de regularidade, precisam atingir um nível em que sejam Definidos.
- Modelo de maturidade
Nível 0 – Inexistente
Ausência de processos identificáveis. A organização não reconhece que existe uma questão a ser tratada
Nível 1 – Inicial/Ad-hoc
A organização reconhece que existe uma questão a ser tratada
Abordagens improvisadas tendem a ser aplicadas a situações individuais. A gerência do processo é desorganizada
Nível 2 – Repetível, mas intuitivo
Procedimentos similares são executados por pessoas diferentes que realizam a mesma tarefa. Não existe treinamento ou repasse formal de procedimentos, a responsabilidade é deixada a cargo do indivíduo.
Existe alta dependência do conhecimento individual, o que gera grande probabilidade de falhas.
Nível 3 – Processo definido
Procedimentos padronizados, documentados e comunicados por meio de treinamentos.
Nível 4 – Gerenciado e mensurável
É possível monitorar e medir a conformidade de procedimentos, processos sofrem melhorias constantes.
Nível 5 – Otimizado
Os processos alcançam melhores práticas. Usam ferramentas para automatizar os fluxos de trabalho, provendo ferramentas para aumentar a qualidade e efetividade dos processos.
- Modelo de maturidade
Nível 0 – Inexistente
Ausência de processos identificáveis. A organização não reconhece que existe uma questão a ser tratada
Nível 1 – Inicial/Ad-hoc
A organização reconhece que existe uma questão a ser tratada
Abordagens improvisadas tendem a ser aplicadas a situações individuais. A gerência do processo é desorganizada
Nível 2 – Repetível, mas intuitivo
Procedimentos similares são executados por pessoas diferentes que realizam a mesma tarefa. Não existe treinamento ou repasse formal de procedimentos, a responsabilidade é deixada a cargo do indivíduo.
Existe alta dependência do conhecimento individual, o que gera grande probabilidade de falhas.
Nível 3 – Processo definido
Procedimentos padronizados, documentados e comunicados por meio de treinamentos.
Nível 4 – Gerenciado e mensurável
É possível monitorar e medir a conformidade de procedimentos, processos sofrem melhorias constantes.
Nível 5 – Otimizado
Os processos alcançam melhores práticas. Usam ferramentas para automatizar os fluxos de trabalho, provendo ferramentas para aumentar a qualidade e efetividade dos processos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário