O COBIT propicia um modelo de gestão embasado em objetivos de controle, enquanto os indicadores-chaves de meta (ou KGI) estão estritamente relacionados às medições que auxiliam a gerência a determinar quando um processo de TI está atingindo os requisitos do produto.
- Certo Errado
Os termos KGI e KPI usados em versões prévias do CobitT foram trocados por 2 tipos de métricas:
Obs: As medidas de resultados no nível menor tornam-se indicadores de performance para o nível maior. Portanto as métricas providas são tanto uma medida de resultados obtidos de uma função de TI, processo ou atividade de TI que elas medem, quando um indicador de performance direcionando um objetivo de maior nível de negócios, função de TI ou processo de TI.
Fonte: Cobit 4.1 - http://www.isaca.org/Knowledge-Center/cobit/Documents/cobit41-portuguese.pdf
- Medidas de resultado (antigo KGI) - indicam se os objetivos foram alcançados, após a ocorrência dos fatos (indicador histórico)
- Indicadores de performance (antigo KPI) - indicam se os objetivos poderão ser alcançados (indicador de futuro)
Obs: As medidas de resultados no nível menor tornam-se indicadores de performance para o nível maior. Portanto as métricas providas são tanto uma medida de resultados obtidos de uma função de TI, processo ou atividade de TI que elas medem, quando um indicador de performance direcionando um objetivo de maior nível de negócios, função de TI ou processo de TI.
Fonte: Cobit 4.1 - http://www.isaca.org/Knowledge-Center/cobit/Documents/cobit41-portuguese.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário